46ª VOG - RC VILA FRANCA DE XIRA

13-01-2022

A 13 de janeiro realizou-se a 46ª Visita Oficial do Governador Paulo Martins, desta feita ao Rotary Club de Vila Franca de Xira. A receção ao Governador realizou-se na Praça do Município pelo Presidente do clube, Companheiro Filipe Valente e alguns companheiros do Clube, numa oportunidade para melhor estabelecerem conhecimento, tomar um café e acertar o programa da VOG.

A comitiva partiu para visita à Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, para apresentação de cumprimentos ao Senhor Provedor, Dr. Armando Carvalho, que já foi rotário do clube local e no RC São Mamede de Infesta, no D1970. O Governador entregou um galhardete e um Pin do ano e apreciou o excelente trabalho desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia no apoio aos mais carenciados, em particular no domínio da saúde, bem como os investimentos previstos nesta área para dotar a região de mais e melhores recursos.

Seguiu-se a visita guiada pelo Provedor e pelo Secretario da Mesa à bela Igreja e Museu da Misericórdia, com exibição de magnificas peças de arte sacra e barroca. O Companheiro Paulo Martins agradeceu a visita e apelou ao desenvolvimento de parceria do RC Vila Franca de Xira com a misericórdia no apoio humanitário, para Servir e Transformar Vidas.

De visita à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, na impossibilidade da receção pelo Presidente por estar ausente por questões de saúde, a comitiva foi recebida pela Senhora Vice-Presidente, Dra. Marina Tiago, em audiência que contou com a presença de todos os Presidentes das 7 Juntas de Freguesia que integram o Concelho, num ambiente muito cordial e de grande cooperação. Os representantes da Autarquia agradeceram e enalteceram o papel do Rotary no apoio à comunidade ao longo dos anos, permanecendo disponíveis a reforçar a parceria com o clube.
O Presidente do clube Companheiro Filipe Valente apresentou o Plano Estratégico do Clube e as áreas de ação prioritárias, como o apoio a pessoas com deficiência (a começar por colocar baloiços adaptados em parques), em parceria com o Rotary Clube de Macau, tendo lançado o desafio para obter colaboração da Autarquia, que manifestou disponibilidade para colaborar. Foi ainda apresentada pelo Presidente do Clube a Campanha "JUNTOS SALVAMOS VIDAS" com entrega dos posters, que quer a Câmara quer as Juntas de Freguesia se comprometeram a colaborar na sua divulgação. O Governador abordou as várias áreas de enfoque de Rotary com incidência nos projetos na área da saúde - Pólio, FRAD, Hepatite Zero, na área da educação - bolsas de estudo e na área do Ambiente - projeto Arvore, Eterna Companheira. Ficaram agendadas reuniões entre a Autarquia e o clube para desenvolver dos projetos.

Na reunião de trabalho com o Conselho Diretor do Clube realizada no Clube Vila-franquense, foi apreciado em conjunto o detalhe do plano de ação do clube nas várias áreas anteriormente apresentadas na Misericórdia e na Autarquia. O Governador apreciou o entusiasmo do clube em reforçar o seu Quadro Social ainda este ano e a determinação de levar por diante os vários projetos humanitários, reforçando também a imagem publica do Rotary em Vila Franca Xira. O Governador entregou diplomas de reconhecimento aos sócios do Clube com mais vinte anos em Rotary. Devido às restrições decorrentes da pandemia, o Clube escolheu não realizar o habitual Jantar Comemorativo.

De referir a presença do GA Companheiro Paulo Taveira de Sousa, que acompanhou toda a jornada da VOG e ajudou de forma empenhada à sua organização