39ª VOG - RC ÉVORA

07-12-2021

Para a 39ª VOG, em 7 de dezembro, a receção ao Governador Paulo Martins, foi feita pelo Presidente do Rotary Clube de Évora, Companheiro José Casas Novas e outros elementos da direção do clube, no Hotel Vila Galé.

A comitiva dirigiu-se então à Câmara Municipal de Évora para apresentação de cumprimentos ao seu presidente, Dr. Carlos Pinto de Sá. Durante a receção o Governador reforçou a oportunidade de aprofundar a cooperação entre o clube e a Autarquia, unindo esforços na ação servir para Transformar Vidas. Foi ainda realizada visita às Ruínas Romanas - Balneários, integrados no edifício dos Paços do Concelho e passagem pelo Templo Romano de Évora dedicado à Deusa Diana.

Registada a presença junto ao Marco Rotário, localizado numa rotunda da cidade, em afirmação da Imagem Pública de Rotary na comunidade, a comitiva dirigiu-se à APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora, instituição com um trabalho muito valioso que tem contado com o apoio do RC Évora.

Reconhecendo a importância e mantendo uma presença assídua na comunicação social o Governador e o Presidente do clube visitaram o Jornal Diário do Sul onde tiveram oportunidade de conceder entrevista. Foram ainda apresentados cumprimentos ao seu proprietário o Companheiro Sócio Honorário RC Évora - Manuel Madeira Piçarra a quem o Governador colocou o Pin do ano e entregou um galhardete.

A reunião com o Conselho Diretor realizou-se no Hotel, transmitida também via Zoom para os Companheiros ausentes. Foi um excelente momento de partilha e trabalho onde foi apreciado o Plano Ação do clube nas suas diversas vertentes, incluindo o reforço do Quadro Social. Contou com a presença do Governador Assistente do Grupo 9, Companheiro Nuno Moniz.

O Jantar Festivo, muito participado num ambiente familiar, contou com a presença do Senhor Cónego de Évora que dirigiu umas profundas palavras sobre a mensagem do Natal. O Governador recordou a fundação do RC Évora pelo seu padrinho RC Lisboa-Norte e destacou a presencia no jantar do seu Presidente ao tempo o Companheiro Rogério Seixas e sua mulher Guida, hoje rotário do RC Parede-Carcavelos. Evocou o grande evento que foi em 1984 o 1º Congresso Nacional Rotaract em Évora, organizado pelo RTC Lisboa-Norte com o apoio do RC Évora e seu Clube Padrinho. Enalteceu o trabalho que o Clube vem desenvolvendo na ação de Servir para Transformar Vidas. Entregou o Diploma Reconhecimento Rotário ao sócio número um Companheiro José Noites. O jantar terminou com grande animação a que não faltaram os cantares alentejanos, interpretados com alma por vários Rotários.