34ª VOG - RC LOURES

25-11-2021

No dia 25 de novembro realizou-se o Rotary Clube de Loures, a 34ª Visita Oficial do Companheiro Paulo Martins. O encontro com o Presidente do clube, Companheira Nilza de Assis e demais elementos da Direção, fez-se na APJ - Associação Projeto Jovem, que apoia crianças, jovens e adultos com limitações físicas e mentais, num ambiente muito familiar e comovente. A visita foi guiada pela Companheira Goretty Ribeiro que lidera a Instituição. A comitiva assistiu a parte de uma sessão de terapia na sala de Snoezelen oferecida pelo RC Loures com apoio da The Rotary Foundation através de um Subsidio Global, no âmbito do apoio sustentável que o RC Loures vem dando à Instituição. Os utentes brindaram o Governador e os Companheiros com um momento de dança muito animado.

Ao início da tarde de visita à Associacao Luís Pereira Mota, a maior IPSS de apoio humanitário do concelho de Loures, a comitiva foi recebida pelo seu Diretor. Esta Instituição com múltiplas valências desde berçário, creche, escola até Centro de Dia e Lar Idosos, é apoiada pelo clube desde a sua fundação de varias formas, uma delas a instalação de um cabeleireiro e de um centro de fisioterapia, também com o apoio da The Rotary Foundation. O Governador apreciou muito a ação relevante da instituição na comunidade e o apoio determinante do clube.

Foram visitados os Marcos Rotários e a Estatua Rotária alusiva aos Saloios, habitantes típicos da região, localizados numa das entradas da cidade.

Seguiu-se a apresentação de cumprimentos ao Presidente Câmara Municipal, Dr. Ricardo Leão e à Vice-Presidente Dra. Sónia Paixão. Momentos de grande acolhimento onde ficou patente o empenho de RC Loures e da Autarquia em aprofundar o bom trabalho de colaboração que vem sendo desenvolvido. O Governador exaltou essa realidade e emblemou com o PIN do ano ambos os autarcas num momento de particular simbolismo.

A reunião de Conselho Diretor realizou-se na sede RC Loures, em boa hora cedida pela Autarquia. Numa excelente sessão de trabalho, muito participada, o Governador apreciou o Plano de Acão do Clube, incluindo o propósito de reforçar o Quadro Social e vir a fundar um Interact com base na excelente relação que o Clube mantem com varias escolas da comunidade, através das bolsas estudo e prémios de mérito escolar que atribui. De registar a presença do Governador assistente Companheiro David Valente.

O Jantar Festivo no Restaurante Almirante, no qual o Companheiro Paulo Martins foi acompanhado pela esposa Teresa Lameiras, decorreu em ambiente de franco companheirismo e registou entre diversos visitantes, amigos e familiares, as presenças do PGD Roberto Carvalho, do GE Vitor Cordeiro e GI David Valente, do Presidente do Rotaract Club de Loures, Companheiro Fernando Cunha, da Vice Presidente CM Loures Dra. Sónia Paixão, do distinto Professor Fernando de Pádua, o mais antigo Bolseiro e Alumni de Rotary D1960 e dos Presidentes do RC Lisboa, Companheira Rita Simões, do RC Lisboa-Belém, Companheira Ana Monteiro, do RC Lisboa-Parque das Nações, Companheiro José Tomás e do RC Mafra, Companheiro César de Castro. Na sua intervenção a Presidente do clube dirigiu palavras muito entusiásticas seguidas da intervenção do Governador que saudou o clube pelo seu meritório trabalho humanitário em prol da comunidade ao longo de mais de três décadas, interpretando de forma marcante o atual lema Servir para Transformar Vidas. No final o Governador reconheceu os Companheiros com vinte ou mais anos de vida rotária, um exemplo a seguir, na senda de que devemos Honrar o Passado para Afirmar o Presente e Construir o Futuro.