2º Seminário de Formação Distrital 2021/2022 - Lagos

16-10-2021

Com organização logística do Rotary Club de Lagos, realizou-se no dia 16 de outubro, em Lagos, no Auditório da Câmara Municipal, gentilmente cedido para o efeito, o 2º Seminário de Formação Distrital 2021/2022, integrado no Programa de Formação do D1960, previsto para o presente ano rotário.

Como programado foram apresentados, pelos Presidentes das respetivas Comissões Distritais e demais elementos, os seguintes temas previstos: Serviços Internacionais pelo Companheiro Álvaro Ribeiro; Juventude pelo Companheiro Jorge Lucas Coelho e Serviços à Comunidade pela Companheira Isabel Rosmaninho. Foi também efetuada uma apresentação pela Comissão Executiva da FRP, representada pelos seus Administradores Companheiros José Carlos Rosmaninho e Jorge Lucas Coelho.

Paralelamente no período da manhã, em sala separada, decorreu uma sessão de informação dedicada aos Instrutores de Clube, muito participada, apresentada pelo Instrutor Distrital Companheiro PGD José Carlos Estorninho e pela Companheira Cristina Lamy da Comissão Distrital de Formação.

As sessões foram muito dinâmicas sendo as apresentações complementadas com vídeos e testemunhos gravados e presenciais que ilustraram muito positivamente o papel das Comissões, das suas áreas de atuação, mas sobretudo exemplificaram os procedimentos a seguir e ilustraram diversos projetos desenvolvidos pelos clubes e subcomissões.

De entre os presentes a destacar os Past-Governadores Abílio Lopes e Ilda Braz, os Governadores Assistentes dos Grupos 20, 21 e 23, respetivamente os Companheiros Marie-Douce, Silvério Marques e José Galamba, presidentes de alguns dos 19 clubes representados, totalizando cerca de 50 participantes destacando duas jovens do Interact Club de Tavira, cuja intervenção foi muito apreciada. Obrigado, Companheiras Bruna Guerreiro e Sara Alves.

Na abertura da sessão em que foi acompanhado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Dr. Paulo Jorge Reis e pela Presidente do Rotary Clube de Lagos, Companheira Anabella Bonin o Governador Paulo Martins salientou a importância da formação na preparação dos clubes para o cumprimento dos respetivos planos estratégicos salientando que como líderes que somos a capacitação de todos é essencial e que ninguém poderá manifestar ausência de informação ou conhecimento face às diversas ações presenciais e digitais a decorrer no Distrito e apresentadas nos Clubes.

O almoço de convívio foi uma excelente oportunidade de intervalo entre as sessões aproveitada por todos para alegres momentos de companheirismo e partilha.

No regresso ao auditório os participantes foram presenteados com um momento de poesia apresentado pela Professora Irene Sarão que leu um poema de Natália Correia e outro da sua autoria, que versaram os temas do ambiente e da água.

Entre as referências e distinções apresentadas pelo Governador salienta-se o significativo momento de encerramento para homenagear e festejar o 94º aniversário do Companheiro Honorário Afonso Gomes, do RC Faro, que acompanhado pela família recebeu  alguns presentes, o carinho de todos ao cantarem-lhe os parabéns e um lanche de aniversário partilhado pelos participantes no seminário, onde não faltou o bolo de aniversário e o espumante.

Nesta excelente jornada rotária, por todos considerada enriquecedora e motivadora para a ação, registaram presença os Rotary Clubs de Albufeira, Almancil International, Estoi Palace International, Faro, Lagoa International, Lagos, Lisboa, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Lisboa-Norte, Loulé, Olhão, Ponta Delgada, Portimão, Praia da Rocha, Sintra e Tavira. Ainda o Interact Club de Tavira e o NRDC de Sintra.