18ª VOG - RC LISBOA-OLIVAIS

21-10-2021

Dia 21 de outubro foi a data escolhida para a realização da 18ª Visita Oficial 2021/2022 ao Rotary Club de Lisboa-Olivais, pelo Governador Paulo Martins.

A receção ocorreu na Casa da Cultura dos Olivais com a presença do Presidente do RC Lisboa-Olivais, Companheiro Júlio Azevedo e outros elementos da Direção do clube, onde foi possível o encontro com os representantes da Junta de Freguesia dos Olivais, num momento de partilha de ideias, em que o Governador reforçou o papel relevante das Juntas de Freguesia como parceiros de Rotary na Acão de Servir para Transformar Vidas dos cidadãos das suas Comunidades. Destaque para projetos nas áreas da Educação, Juventude, Desenvolvimento Comunitário, Saúde e Ambiente, em que este ano o D1960 tem desafiado os Clubes. O Rotary Club de Lisboa-Olivais e a Junta de Freguesia reunirá em breve para reforçarem o caminho de cooperação na continuidade das diversas ações em curso e planeadas.

Seguiu-se a visita à Escola Secundaria António Damásio, local onde se encontra a sede do clube, e com quem mantém uma longa parceria na ação. O Governador e os restantes Companheiros foram recebidos pela Diretora Dra. Jesuína Martins. A ESAD com 1800 alunos e excelentes infraestruturas, foi o palco para lançar o desafio para a criação de um Clube Interact, tema que vai ter seguimento em breve, dado o interesse da Diretora em conhecer mais Rotary e os seus projetos nas áreas da Educação e da Juventude.

A reunião com o Conselho Diretor, realizada na sede, foi uma reunião muito participada na qual foram percorridos os diversos pontos da gestão e ação humanitária do clube, que em período de pandemia se manteve em atividade. Foi afirmada a pretensão do aumento do quadro social com mais dois sócios e assegurar uma qualificada retenção dos atuais Companheiros. O Governador recordou as linhas de ação do Distrito 1960 e reforçou a importância das excelentes relações que o clube tem com a Junta de Freguesia e com a Escola para se desenvolverem mais iniciativas de Serviço para Transformar Vidas.

Para o Jantar Festivo, numa sala uma sala cheia com presença de companheiros, familiares e visitantes, num ambiente de franco companheirismo, marcaram presença a da Diretora da Escola Secundaria, os Representantes da Junta de Freguesia, o PGD Luís Miguel Duarte, o GA g17 Amílcar Barata Salgueiro, o Presidente da CE da FRP José Rosmaninho, a Presidente do NRDC dos Olivais, Dulce Malcato e diversos membros da equipa distrital.

No momento da sua intervenção o Governador destacou como tinha sido proveitosa a jornada de trabalho com destaque para a importância estratégica do estreito relacionamento dos Clubes com as Autarquias e as Escolas. Desafiou que cada Clube tenha um Interact como resposta às necessidades de formação dos mais jovens na vertente sócio - emocional no plano da educação em Portugal. Recordou que Juntos, Em Equipa, seremos mais fortes. No final o Governador entregou Diplomas de Reconhecimento aos vários Companheiros com 20 ou mais anos de Rotary, com destaque para os fundadores do Clube presentes, Companheiros Júlio Azevedo e Eduardo Almeida Lopes.