17ª VOG - RC OEIRAS

18-10-2021

A receção ao Governador Paulo Martins para a 17ª Visita Oficial deste ano, ao Rotary Club de Oeiras, ocorreu dia 18 de outubro na sede do clube, pelo seu Presidente Companheiro António Ribeiro e demais elementos da direção.

A comitiva partir então para uma visita ao Centro Nuno Belmar da Costa - Associação de Paralisia Cerebral, onde foi testemunhado o excelente trabalho que o RC Oeiras desenvolve no apoio a esta Instituição e aos seus utentes, praticamente desde a sua fundação. O Centro tem a dupla valência de internato e de centro de dia. Foram observados os trabalhos manuais feitos pelos utentes com a colaboração das orientadoras. Foi explicado o funcionamento da Sala de Snoezelen, destinada à estimulação sensorial e reabilitação dos utentes com limitações psico-motoras, oferecido pelo RC Oeiras com o apoio de um Subsídio Global da The Rotary Foundation.

Em seguida foram apresentados cumprimentos ao Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Dr. Dinis Antunes que destacou o papel de cooperação que o RC Oeiras tem tido com a autarquia e a comunidade ao longo da sua existência. Revelou conhecer bem os valores e ação de Rotary. O Presidente falou dos projetos do clube e o Governador enfatizou a missão de Rotary em parceria com instituições e autarquias para juntos Servir para Transformar Vidas. Abordou os diversos projetos Distritais, que mereceram relevo e compromisso cooperação por parte da Junta, como por exemplo no Programa FRAD, no Projeto Arvore Eterna Companheira e na ligação às escolas, com a possibilidade de criação de um segundo Interact patrocinado pelo RC Oeiras, agora na Freguesia São Domingos de Rana. O Presidente da Junta foi convidado a integrar o RC Oeiras como sócio representativo, tendo aceitado o convite com apreço e reconhecimento.

Na reunião de Conselho Diretor, de regresso à sede do clube, juntaram-se o Presidente do Interact Club de Oeiras, Companheiro João Carreiro e Companheiros do Rotaract Clube de Oeiras incluindo a Representante D1960 Companheira Inês Grego de Oliveira. Foi uma reunião muito rica na troca de ideias e apresentação de plano Acão do Clube, com destaque para o forte empenho no reforço do quadro social, estando prevista este ano a admissão de 12 sócios.

Ao Jantar Comemorativo da VOG, o Governador foi acompanhado pela Teresa, tendo-se registado, para além dos Companheiros do clube, a presença dos Companheiros GD 90/91 José Carlos Estorninho, GD 06/07 Artur Almeida e Silva, GE Vitor Cordeiro, GI David Valente, RDR Inês Grego de Oliveira, Ga g12 Miguel Rijo, e Presidentes do RTC e ITC de Oeiras, Gonçalo Pereira e João Carreiro, a Embaixadora de Taiwan Vivia Chang e a Presidente do NRDC de Oeiras, Teresa Ramos.

Fazendo jus ao plano de crescimento do quadro social, foram admitidos dois companheiros e uma companheira a quem o Governador desejou as maiores felicidades em serviço no clube e em Rotary. Inda na sua intervenção destacou a importância de Crescer mais para Servir Mais, sendo o RC Oeiras um bom exemplo, e homenageou os Companheiros com mais de 20 anos de Rotary com destaque para os fundadores do clube Companheiros Alberto Esteves Guerra e José Tavares.