1º Seminário de Formação Distrital 2021/2022 - Lisboa

09-10-2021

Realizou-se no dia 9 de outubro, em Lisboa, no Hotel Marriott, com organização da Governadoria, o 1º Seminário de Formação Distrital D1960 - 2021/2022.

Este Seminário marca o arranque de um relevante Programa de Formação Rotária, presencial e regional, que se estende até janeiro de 2022 que terá sessões em Lagos, Portalegre, Tavira, Benedita e de novo Lisboa, com ainda sessões Digitais dirigidas aos Companheiros das Ilhas em complemento das partilhas já realizadas pelo Governador Paulo Martins no decorrer das respetivas visitas oficiais.

Na sua intervenção o Companheiro Paulo Martins referiu que se trata de "Um Regresso ao Futuro". Um regresso ao convívio e dinâmica presenciais, que a pandemia nos privou durante ano e meio, virado para o futuro. Uma aposta no aprofundar do conhecimento rotário e partilha de ideias e de "ferramentas", para termos ainda mais e melhor Rotary.

Rotary somos nós e assim reforçamos o ideal deste ano de Servir para Transformar Vidas.

Como programado foram apresentados, pelas respetivas Comissões Distritais, os Temas Rotários: The Rotary Foundation pelos Companheiros Mara Duarte, Alberto Esteves Guerra e Abílio Lopes: Plano Estratégico dos Clubes pelo Companheiro Henrique Gomes Almeida; Desenvolvimento e Manutenção do Quadro Social pelo Companheiro Rui Simões e Comunicação e Imagem Pública de Rotary pelo Companheiro Jorge Lucas Coelho.

Paralelamente no período da manhã, em sala separada, teve lugar uma sessão de informação dedicada aos Instrutores de Clube, apresentada pelo Instrutor Distrital Companheiro José Carlos Estorninho e pelos Companheiros Roberto Carvalho e Vítor Cordeiro da Comissão Distrital de Formação.

As sessões formam muito participadas registando a presença de 30 clubes e mais de 60 participantes que consideraram as intervenções de grande interesse e utilidade para o prosseguimento das atividades dos clubes.

A convite do Governador Paulo Martins estiveram presentes os Representantes Distritais de Rotaract, Companheira Inês Grego de Oliveira e do Interact, Companheiro André Carvalho.

O almoço de Companheirismo, igualmente realizado no Hotel, confirmou a vontade expressa da partilha e convívio desejado por todos. No seguimento, antes do início da sessão da tarde houve oportunidade de assistir a um Momento de Poesia apresentado pelo Companheiro Francisco Queiroz, com dois poemas de Fernando Pessoa e Nuno Barroso.

Numa jornada em que uma vez mais se cumpriu Rotary, registaram presença os Rotary Clubs de Alfragide, Algés, Almada, Barreiro, Bombarral, Carnaxide, Cascais-Estoril, Lisboa, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Lisboa-Estrela, Lisboa-Internacional, Lisboa- Lumiar, Lisboa-Norte, Lisboa-Oeste, Lisboa-Olivais, Lisboa-Parque das Nações, Loures, Mafra, Moita, Odivelas, Oeiras, Parede-Carcavelos, Portela, Santarém, Setúbal, Sintra, Tavira, Rotaract de Oeiras e Iteract de Almada.